Considerações da Professora Elza de Moraes Bigatti sobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal (1968)

Resumo

Este trabalho busca caracterizar elementos de um saber profissional do professor que ensina matemática, por meio do artigo “O jovem atual e a matemática moderna”, de autoria da professora Elza de Moraes Bigatti, publicado na revista Escola Municipal. O texto se ampara em autores que colocam o saber profissional como tema para estudo do ensino e da formação em contexto histórico. A análise mostrou que o ensino de matemática para a rede municipal de São Paulo deveria ser pensado com a missão de formar o aluno diante de seu tempo, apresentando a eles uma matemática moderna, uma matemática que pertencesse a atualidade do jovem. Constatou-se, ainda, a partir da análise do artigo que a autora configura a institucionalização de um novo pensar em se ensinar matemática, configurando-se nas estruturas do Movimento da Matemática Moderna.

Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos – UNIFESP, Brasil. E-mail: reliclerpardim@gmail.com.

Referências

Certeau, M. (2011). A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.

Chartier, R. (1991). O Mundo como Representação. Revista das Revistas, Estudos Avançados, 11 (5).

Bigatti, E. de M. (1968). O jovem atual e a matemática moderna. Escola Municipal. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 34.

Búrigo, E. Z. (2006). O Movimento da Matemática moderna no Brasil: encontro de certezas e ambiguidades. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.35-47. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3226.

Godoy, A. P. (2013). O modelo escolar paulistano na Revista Escola Municipal (1968-1985). História da Educação, [S.L.], v. 17, n. 39, p. 101-128. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-34592013000100007&script=sci_arttext.

Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: Hofstetter, R., & Valente, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (pp. 113-172). São Paulo: Editora Livraria da Física.

São Paulo. (1968). Escola Municipal. Departamento Municipal de Ensino da Prefeitura do Município de São Paulo, v. 1, n. 1, set. 1968.

Valente, W. R. (2018). O Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. In: Dassie, B. A. & Costa, D. A. da. (org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores (pp. 49-84). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Pardim Gouveia, R. (2020). Considerações da Professora Elza de Moraes Bigatti sobre o ensino de matemática na revista Escola Municipal (1968). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11175
Seção
Sessões Coordenadas