Interpretação do Ensino de Frações em Livros do GRUEMA

Palavras-chave: Matemática Moderna., Matemática para ensinar., GRUEMA., Fração

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma interpretação do ensino de frações, a partir da análise do “Curso Moderno de Matemática para o ensino de 1.º grau”, de Manhúcia Perelberg Liberman, Lucília Bechara Sanchez e Anna Franchi. Pretende-se compreender que matemática para ensinar pode ser interpretada ao analisar as orientações contidas nesta obra. O texto que aqui apresentamos apoia-se nos conceitos elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação, da universidade de Genebra – saberes a ensinar e saberes para ensinar –, bem como as apropriações desses conceitos assumidos pela equipe do GHEMAT-SP, que colocam o saber profissional como tema para análise do ensino e da formação em contexto histórico. Para análise documental, se admitiu como fontes de pesquisa os livros do ensino primário da coleção GRUEMA, dos anos de 1974 e 1975. Os resultados da análise realizada, apontam que uma matemática para ensinar foi objetivada no período do Movimento Matemática Moderna, a partir da construção e do desenvolvimento da obra, e das diversas representações utilizadas para ensinar frações, colocando em foco a expertise das autoras.

Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos. E-mail: reliclerpardim@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1604-6276.

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Publicado
2021-08-03
Como Citar
PARDIM GOUVEIA, R. Interpretação do Ensino de Frações em Livros do GRUEMA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-17, 3 ago. 2021.