Interpretação do Ensino de Frações em Livros do GRUEMA
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma interpretação do ensino de frações, a partir da análise do “Curso Moderno de Matemática para o ensino de 1.º grau”, de Manhúcia Perelberg Liberman, Lucília Bechara Sanchez e Anna Franchi. Pretende-se compreender que matemática para ensinar pode ser interpretada ao analisar as orientações contidas nesta obra. O texto que aqui apresentamos apoia-se nos conceitos elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação, da universidade de Genebra – saberes a ensinar e saberes para ensinar –, bem como as apropriações desses conceitos assumidos pela equipe do GHEMAT-SP, que colocam o saber profissional como tema para análise do ensino e da formação em contexto histórico. Para análise documental, se admitiu como fontes de pesquisa os livros do ensino primário da coleção GRUEMA, dos anos de 1974 e 1975. Os resultados da análise realizada, apontam que uma matemática para ensinar foi objetivada no período do Movimento Matemática Moderna, a partir da construção e do desenvolvimento da obra, e das diversas representações utilizadas para ensinar frações, colocando em foco a expertise das autoras.
Referências
BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida. A produção oficial do Movimento Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). 2007. 272f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
FRANÇA, Denise Medina de Almeida; DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. A implementação do movimento da matemática moderna nos anos iniciais no estado de São Paulo. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Universidade Federal de Pernambuco. [s.l.], v. 8, n. 3, p. 1-15, 10 nov. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/23315. Acesso em: 05 de mar. 2020.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 113-172, 2017.
LIBERMAN, Manhucia Perelberg; SANCHEZ, Lucilia Bechara; FRANCHI, Anna. (GRUEMA). Curso moderno de matemática para o ensino de 1.º grau. 1.ª série. Ilustrações de Luiz Noviani e Gilberto Marchi Ferreira; Capa de Maria Teresa Ayoub Jorge e Regina B. Tracanella. São Paulo. Companhia Editora Nacional, 1974a.
LIBERMAN, Manhucia Perelberg; SANCHEZ, Lucilia Bechara; FRANCHI, Anna. (GRUEMA). Curso moderno de matemática para o ensino de 1.º grau. 2.ª série. Capa e ilustrações de Maria Teresa Ayoub Jorge e Regina B. Tracanella. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974b.
LIBERMAN, Manhucia Perelberg; SANCHEZ, Lucilia Bechara. (GRUEMA). Curso moderno de matemática para o ensino de 1.º grau. 3.ª série. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974c.
LIBERMAN, Manhucia Perelberg; SANCHEZ, Lucilia Bechara. (GRUEMA). Curso moderno de matemática para o ensino de 1.º grau. 4.ª série. Capa e ilustrações de Maria Teresa Ayoub Jorge e Regina B. Tracanella São Paulo. Companhia Editora Nacional, 1975a.
LIBERMAN, Manhucia Perelberg; SANCHEZ, Lucilia Bechara; AVERBUCH, Anna; GOTTLIEB, Franca Cohen. (GRUEMA). Curso moderno de matemática para o ensino de 1.º grau. 7.ª série. Supervisão de MONTEIRO, L. H. J.; Capa e ilustrações de Maria Teresa Ayoub Jorge e Regina B. Tracanella São Paulo. Companhia Editora Nacional, 1975b.
LIBERMAN, Manhucia Perelberg; SANCHEZ, Lucilia Bechara; AVERBUCH, Anna; GOTTLIEB, Franca Cohen. (GRUEMA). Curso moderno de matemática para o ensino de 1.º grau. 5.ª série, 5. ed. Capa e ilustrações de Maria Teresa Ayoub Jorge e Regina B. Tracanella. Exemplar do professor. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
LIMA, Eliene Barbosa; VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 4, n. 11, p. 928-943, maio / ago. 2019. Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/issue/view/28. Acesso em: 31 de maio 2020.
MIORIM, Maria Ângela. Livros didáticos de Matemática do período de implantação do Movimento da Matemática Moderna no Brasil. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2005, Porto. Anais [...], Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005.
OLIVEIRA, Alexandre Souza. Linguagem, imagens e os contextos visuais e figurativos na construção do saber matemático que norteiam os livros didáticos de matemática. In: GONÇALVES, Felipe Antonio Machado Fagundes. (org.). Educação Matemática e suas Tecnologias 4. Paraná: Atena, p. 164-175, 2019
OLIVEIRA, Maria Cristina Araujo; LEME DA SILVA, Maria Célia; VALENTE, Wagner Rodrigues. O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: UFJF, 2011. 192 p.
RIOS, Maria Silva Braga. A Proposta de Ensino da Geometria nos Livros do GRUEMA. 2010. 179f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186654. Acesso em 13 de maio 2020.
SANCHEZ, Lucilia Bechara. Autoria de Livros Didáticos: uma experiência e uma vida. Histemat, v. 4, n. 2, p. 242-262, 2018. Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/225. Acesso em: 10 de abr. 2020.
SOARES, Elenir Terezinha Paluch. Zoltan Paul Dienes e o Sistema de Numeração Decimal na cultura Escolar Paranaense (1960-1989). 2014. 288 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117008. Acesso em: 20 de fev. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro Didático e Educação Matemática: uma história inseparável. Zetetiké, Campinas, v. 30, n. 16, p.139-162, jul./dez. 2008a. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/viewFile/2518/2277. Acesso em: 24 de mar. 2015.
VALENTE, Wagner Rodrigues et al. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/?q=17/15751-2. Acesso em: 01 de mar 2019.
VILLELA, Lucia Maria Aversa. GRUEMA: uma contribuição para a história da educação matemática no Brasil. 2009. 230 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/161992. Acesso em: 20 de fev. 2020.
VILLELA, Lucia Maria Aversa. Revivendo o GRUEMA: da memória das autoras à produção de uma história. Bolema, v. 23, n. 35B, p. 387-403, abr. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/820. Acesso em: 31 de mai. 2020.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.