Saberes Para Ensinar Frações no Livro: O Ensino de Aritmética pela Compreensão

  • Diogo Ferreira Jandrey Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laura Silva Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar quais saberes para ensinar fração estão contidos no livro “O ensino de aritmética pela compreensão”. Este é de autoria de Foster E. Grossnickle e Leo J. Brueckner, na versão brasileira traduzida no 1965, destinado a professores que ensinam matemática no ensino primário. Observa-se que edição a ser analisada foi traduzida para o português em colaboração com o setor de Recurso Técnico da Aliança- Agência Norte-Americana para o desenvolvimento Internacional- USAID e utilizada como um livro para ensinar matemática. Essa pesquisa é realizada com uma abordagem sócio-histórica e histórico cultural, os saberes a ensinar e para ensinar. Como resultado encontramos o uso do material para o ensino de fração, como flanelógrafos e o quadro, levando o aluno a compreensão, a partir dos conhecimentos anteriores do conteúdo de frações. A partir do material, o professor leva o aluno a compreender os significados e conceitos do conteúdo apresentado.

Biografia do Autor

Diogo Ferreira Jandrey, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: diogojandrey@hotmail.com.

Laura Silva Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professora Convocada da Secretária Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul – SED/MS, Brasil. E-mail: silva.alaura@hotmail.com.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, Professora do Instituto de Matemática - INMA da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil, E-mail: edilenesc@gmail.com.

Referências

Grossnickle, F. E. & Brueckner, L. J. (1965): O Ensino da Aritmética pela Compreensão. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura.

Julia, D. (2001): A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749.

Hofstetter, R. & Valente, W. R. (2017). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Paiva, E. V. & Paixão, L. P. PABAEE (1956-1964): a americanização do ensino elementar? Niterói: Ed. UFF, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300015&lng=pt&tlng=pt.

Silva, L. S. N. & Rocha, F. R. P. (2015). O tecnicismo e as reformas educacionais no contexto da ditadura militar. In Anais, II CONEDU: Congresso Nacional de Educação. Recuperado em 11 de agosto, 2020, de: https://silo.tips/download/o-tecnicismo-e-as-reformas-educacionais-no-contexto-da-ditadura-militar-1.

Valente, W. R. (2019). Programa de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: R. Educ., Ci. Tec., Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, novembro, 2019. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Ferreira Jandrey, D., Silva Dias, L., & Simões Costa dos Santos, E. (2020). Saberes Para Ensinar Frações no Livro: O Ensino de Aritmética pela Compreensão. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11191
Seção
Sessões Coordenadas