Saberes Para Ensinar Frações no Livro: O Ensino de Aritmética pela Compreensão
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar quais saberes para ensinar fração estão contidos no livro “O ensino de aritmética pela compreensão”. Este é de autoria de Foster E. Grossnickle e Leo J. Brueckner, na versão brasileira traduzida no 1965, destinado a professores que ensinam matemática no ensino primário. Observa-se que edição a ser analisada foi traduzida para o português em colaboração com o setor de Recurso Técnico da Aliança- Agência Norte-Americana para o desenvolvimento Internacional- USAID e utilizada como um livro para ensinar matemática. Essa pesquisa é realizada com uma abordagem sócio-histórica e histórico cultural, os saberes a ensinar e para ensinar. Como resultado encontramos o uso do material para o ensino de fração, como flanelógrafos e o quadro, levando o aluno a compreensão, a partir dos conhecimentos anteriores do conteúdo de frações. A partir do material, o professor leva o aluno a compreender os significados e conceitos do conteúdo apresentado.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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