Um bate papo sobre História da Educação Matemática em terras potiguares: um olhar sobre a trajetória de constituição do GPEP

  • Marta Figueredo dos Anjos UFRN
  • Wguineuma Pereira Avelino Cardoso Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP

Resumo

Apresentaremos um estudo acerca do processo de constituição do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP). Para tanto, partimos de algumas considerações sobre o campo da História da Educação Matemática em território nacional, evidenciando a constituição de alguns objetos de pesquisa, de elementos de aportes teóricos e metodológicos, que julgamos característicos no contexto de constituição do referido campo. Por fim, tomamos tais considerações como elementos norteadores para refletirmos sobre os caminhos de constituição do GPEP.

Biografia do Autor

Marta Figueredo dos Anjos, UFRN

Doutora em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e professora do departamento de Matemática da UFRN. E-mail: martafigueredo@yahoo.com.br.

Wguineuma Pereira Avelino Cardoso, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN) e professora de Matemática no IFESP. E-mail: wguineumacardoso@hotmail.com.

Referências

Albuquerque Júnior, D. M. (2007). História: A Arte de Inventar o Passado (Ensaios de teoria da História). Bauru: Edusc.

Alves, J. T. D. & Gutierre, L. S. (2016). Um Olhar para a disciplina de História da Educação Matemática (HEM) na UFRN. In. L. S. Gutierre & F. G. Cury (Orgs.). Pesquisas em História da Educação Matemática: produções do GPEP. (pp. 31-58). São Carlos: Pedro & João Editores.

Burke, P. (org.). (2011). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp.

Cardoso, W. P. A. (2017). Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Retirado em 24 de agosto de 2020, de: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24025.

Costa, R. R. A. (2017) pesquisa em História da Educação Matemática: um panorama das pesquisas apresentadas no XI Encontro Nacional de Educação Matemática - HISTEMAT. Revista de História da Educação Matemática, v. 3, n. 2.

Cruz, K. S. (2017). O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do

Norte. Retirado em 24 de agosto, 2020, de: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231.

Gomes, M. L. M., & de Jesus Brito, A. (2009). Vertentes da produção acadêmica brasileira em história da educação matemática: as indicações do EBRAPEM. Boletim de Educação Matemática, 22(34), 105-130.

Gutierre, L. S. (2016). Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática: O GPEP da/na UFRN. In. L. S. Gutierre & F. G. Cury (Orgs.). Pesquisas em História da Educação Matemática: produções do GPEP. (pp. 19-29). São Carlos: Pedro & João Editores.

Le Goff, J. (2003). História e Memória. Campinas: Unicamp

Medeiros, L. P. (2017). O curso de treinamento para professores leigos de 1963 a 1965 em Caicó/RN: um documentário para a história da educação matemática. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Retirado em 24 de agosto, 2020, de: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24022.

Miguel, A. (2014). O que dizem os estudos já elaborados sobre a emergência da história da educação matemática no Brasil? In. W. R. Valente (org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. (pp. 30-45). São Paulo: Livraria da Física.

Silva, H. Metodologias da Pesquisa em História da Educação Matemática. Retirado em 20 de abril, 2020, de: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/5872/4341.

Valente, W. R. (2010). História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Boletim de Educação Matemática, 23(35), 123-136.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
Figueredo dos Anjos, M., & Avelino Cardoso, W. P. (2020). Um bate papo sobre História da Educação Matemática em terras potiguares: um olhar sobre a trajetória de constituição do GPEP. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11221
Seção
Sessões Coordenadas