A geometria do ensino primário na formação de professores: elementos do saber profissional para ensinar geometria em um manual de Silva Pontes

Autores

  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha Instituto Federal do Pará

Resumo

Este texto objetiva caracterizar elementos do saber profissional do professor para ensinar geometria evidenciados das orientações para o ensino de geometria organizadas por Pontes (1873), apresentando resultados parciais de uma tese de doutoramento. Utilizamos como fonte de pesquisa o manual Compêndio de Pedagogia e realizamos a primeira etapa do processo de transformação de informação dispersa em saberes, a recompilação. Os resultados apontam que as referidas orientações podem ser consideradas como uma forma elementar de uma “geometria para ensinar”. Observamos que há a tentativa de orientar o professor a desenvolver um estudo intuitivo dos objetos geométricos, mas a marcha e os materiais de ensino, a apresentação e a generalização não estão sistematizados como diretivas específicas para a constituição de uma “geometria para ensinar”, pois o autor ainda fala dos princípios do método intuitivo de forma genérica, sem efetivamente organizar uma geometria formativa em torno deles.

Biografia do Autor

  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração: Educação Matemática, pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA (2013). É participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM) do PPGECM.

    E-mail: janice-fortaleza@hotmail.com.

  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Instituto Federal do Pará

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Instituto Federal do Pará e Colaboradora da Universidade Federal do Pará, Brasil. E-mail: mlpcrocha@gmail.com.

Referências

Bertini, L. de F.; Morais, R. dos S. & Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Coelho, J. A. (1892). Princípios de pedagogia. Tomo II. São Paulo: Teixeira & Simões.

Pontes, A. M. da S. (1873). Compêndio de pedagogia: para uso dos alunos da escola normal da provícia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typ. Da Reforma.

Valdemarin; V. T. (2006) Os sentidos e a experiência: professores, alunos e métodos de ensino. In: SAVIANI, D. O Legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 203 p.

Valente, W. R. (2018). Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, 20 (3), 377-385. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178.

Valente, W. R. (2019). Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, 12 (2), 51-63. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51.

Downloads

Publicado

2020-10-24

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

FORTALEZA, Francisca Janice dos Santos; ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves. A geometria do ensino primário na formação de professores: elementos do saber profissional para ensinar geometria em um manual de Silva Pontes. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 5, p. 1–5, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/12012. Acesso em: 1 fev. 2026.