A geometria do ensino primário na formação de professores: elementos do saber profissional para ensinar geometria em um manual de Silva Pontes
Resumo
Este texto objetiva caracterizar elementos do saber profissional do professor para ensinar geometria evidenciados das orientações para o ensino de geometria organizadas por Pontes (1873), apresentando resultados parciais de uma tese de doutoramento. Utilizamos como fonte de pesquisa o manual Compêndio de Pedagogia e realizamos a primeira etapa do processo de transformação de informação dispersa em saberes, a recompilação. Os resultados apontam que as referidas orientações podem ser consideradas como uma forma elementar de uma “geometria para ensinar”. Observamos que há a tentativa de orientar o professor a desenvolver um estudo intuitivo dos objetos geométricos, mas a marcha e os materiais de ensino, a apresentação e a generalização não estão sistematizados como diretivas específicas para a constituição de uma “geometria para ensinar”, pois o autor ainda fala dos princípios do método intuitivo de forma genérica, sem efetivamente organizar uma geometria formativa em torno deles.
Referências
Bertini, L. de F.; Morais, R. dos S. & Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Coelho, J. A. (1892). Princípios de pedagogia. Tomo II. São Paulo: Teixeira & Simões.
Pontes, A. M. da S. (1873). Compêndio de pedagogia: para uso dos alunos da escola normal da provícia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typ. Da Reforma.
Valdemarin; V. T. (2006) Os sentidos e a experiência: professores, alunos e métodos de ensino. In: SAVIANI, D. O Legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 203 p.
Valente, W. R. (2018). Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, 20 (3), 377-385. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178.
Valente, W. R. (2019). Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, 12 (2), 51-63. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado