A geometria do ensino primário na formação de professores: elementos do saber profissional para ensinar geometria em um manual de Silva Pontes

  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha Instituto Federal do Pará

Resumo

Este texto objetiva caracterizar elementos do saber profissional do professor para ensinar geometria evidenciados das orientações para o ensino de geometria organizadas por Pontes (1873), apresentando resultados parciais de uma tese de doutoramento. Utilizamos como fonte de pesquisa o manual Compêndio de Pedagogia e realizamos a primeira etapa do processo de transformação de informação dispersa em saberes, a recompilação. Os resultados apontam que as referidas orientações podem ser consideradas como uma forma elementar de uma “geometria para ensinar”. Observamos que há a tentativa de orientar o professor a desenvolver um estudo intuitivo dos objetos geométricos, mas a marcha e os materiais de ensino, a apresentação e a generalização não estão sistematizados como diretivas específicas para a constituição de uma “geometria para ensinar”, pois o autor ainda fala dos princípios do método intuitivo de forma genérica, sem efetivamente organizar uma geometria formativa em torno deles.

Biografia do Autor

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração: Educação Matemática, pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA (2013). É participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM) do PPGECM.

E-mail: janice-fortaleza@hotmail.com.

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Instituto Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Instituto Federal do Pará e Colaboradora da Universidade Federal do Pará, Brasil. E-mail: mlpcrocha@gmail.com.

Referências

Bertini, L. de F.; Morais, R. dos S. & Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Coelho, J. A. (1892). Princípios de pedagogia. Tomo II. São Paulo: Teixeira & Simões.

Pontes, A. M. da S. (1873). Compêndio de pedagogia: para uso dos alunos da escola normal da provícia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typ. Da Reforma.

Valdemarin; V. T. (2006) Os sentidos e a experiência: professores, alunos e métodos de ensino. In: SAVIANI, D. O Legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 203 p.

Valente, W. R. (2018). Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, 20 (3), 377-385. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178.

Valente, W. R. (2019). Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, 12 (2), 51-63. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51.

Publicado
2020-10-24
Como Citar
Fortaleza, F. J. dos S., & Rocha, M. L. P. C. (2020). A geometria do ensino primário na formação de professores: elementos do saber profissional para ensinar geometria em um manual de Silva Pontes. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/12012
Seção
Sessões Coordenadas