Sessão 2: METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte UNIBAN/SP

Resumo

Este trabalho procura investigar a história da metodologia empregada para o ensino da Matemática escolar, junto aos manuais de pedagogia e metodologia da Matemática, considerando que esses impressos podem garantir aos docentes uma atuação educativa eficaz nessa área do conhecimento. Assim sendo, examina-se algumas das principais concepções pedagógicas presentes no ensino da Matemática, especificando características gerais de cada uma delas, à luz dos aportes teóricos de Chartier, Choppin, Libâneo, Saviani, dentre outros. Pretende-se, desse modo, embasar as discussões voltadas para a inserção e circulação de métodos de ensino em manuais pedagógicos de Matemática.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Duarte, A. R. S. (2022). Sessão 2: METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-13. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15026
Seção
Sessões Coordenadas