Sessão 2: METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho procura investigar a história da metodologia empregada para o ensino da Matemática escolar, junto aos manuais de pedagogia e metodologia da Matemática, considerando que esses impressos podem garantir aos docentes uma atuação educativa eficaz nessa área do conhecimento. Assim sendo, examina-se algumas das principais concepções pedagógicas presentes no ensino da Matemática, especificando características gerais de cada uma delas, à luz dos aportes teóricos de Chartier, Choppin, Libâneo, Saviani, dentre outros. Pretende-se, desse modo, embasar as discussões voltadas para a inserção e circulação de métodos de ensino em manuais pedagógicos de Matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado