Sessão 2: A disciplina escolar Matemática do Colégio e a variação de sua vulgata no período 1930 – 1970

  • Francisco de Oliveira Filho Universidade Bandeirante de São Paulo

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar resultados preliminares de pesquisa de Doutorado em andamento, que tem por objetivo, dentre outros, de traçar a trajetória de constituição da disciplina Matemática do Colégio, através de livros didáticos. Como aporte teórico principal é utilizado o historiador André Chervel (1990), com sua obra “História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa” e com relação à análise de livros didáticos, o historiador Alain Choppin (2004), com a obra “História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Esse texto irá girar em torno da seguinte questão: Como foi a variação da vulgata2 da Matemática do Colégio no período 1930 – 1970?

Como Citar
Oliveira Filho, F. de. (1). Sessão 2: A disciplina escolar Matemática do Colégio e a variação de sua vulgata no período 1930 – 1970 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-17. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15075
Seção
Pôster