Math Wars: algumas traduções
Resumo
Nosso objetivo nesse artigo é sugerir um olhar para algumas semelhanças de família entre jogos de linguagem dos campos de atividade de pesquisa em matemática, pesquisa em educação matemática, de práticas pedagógicas em educação matemática e do campo de atividades bélicas. Mais especificamente, sugerimos algumas traduções da expressão “Math Wars” baseados nas sugestivas traduções de Jacques Derrida para a expressão “HE WAR” utilizada por James Joyce. Sugerimos essas traduções no contexto da publicação dos Standards do NCTM em 1989 nos Estados Unidos da América, no contexto da publicação do Manual sobre educação e guerra durante a Segunda Guerra Mundial também nos EUA e no contexto da participação do grupo Bourbaki nas reformas curriculares lideradas pela OCDE no pós-guerra.
Referências
BOOβ-BAVNBEK, B. & HØYRUP, J. Mathematics and War. Basel –Boston – Berlin: Birkhäuser Verlag, 2003
BOREL, A. Twenty-Five Years with Nicolas Bourbaki, 1949-1973. Notices of the AMS, v. 45, n. 3, March 1998, p. 373 380
BOURBAKI, N. The Architecture of Mathematics. The American Mathematical Monthly, Vol. 57, n. 4, 1950, p. 221-232
DERRIDA, J. Two words for Joyce. In: ARTTRIDGE, D. & FERRER, D. (eds). Poststructuralist Joyce. Cambridge: Cambridge University Press, 1984, p. 145-159
FOUCAULT, M. Du gouvernment des vivants: Cours au Collège de France (1979-1980). France: Seul/Gallimard, 2012
KLEIN, D. An Open Letter To United States Secretary Of Education, Richard Riley. 1999. Disponível em: <http://www.csun.edu/~vcmth00m/riley.html>. Acesso em: 07 Jul. 2014.
National Commission on Excellence in Education. A Nation at Risk: The Imperative for Educational Reform. Washington, D.C: National Commission on Excellence in Education, 1983
National Council of Teachers of Mathematics. Curriculum and Evaluation Standards for School Mathematics. Reston, Va: The Council, 1989
National Institute on Education and the War. Handbook on education and the war: based on proceedings of the National Institute on Education and the War, sponsored by the U.S. Office of Education Wartime Commission at American University, Washington, D.C., August 28 through 31, 1942. Washington, D.C.: Federal Security Agency, U.S. Office of Education, 1943
PIRES, R. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: PUC-SP, 2006
POPKEWITZ, T. The Alchemy of the Mathematics Curriculum: Inscriptions and the Fabrication of the Child. American Research Journal, v. 41, n. 1, p. 3-34, 2004
SCHOENFELD, A. The Math Wars. Educational Policy, v. 18 n. 1, p. 253-286, Jan./Mar., 2004
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1ª ed., 1975.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado