Problemas aritméticos
orientações para o ensino paulista(no) (1960-1970)
Resumo
O objetivo deste texto é o de divulgar o acervo de documentos e objetos escolares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que podem contribuir com as reflexões, num contexto paulistano, acerca do ensino de matemática, mais especificamente dos problemas aritméticos. Utilizamos como referencial saberes profissionais (Hofstetter; Valente, 2017) e a matemática do ensino (Bertini; Valente, 2021). Observamos no documento paulistano a utilização de aspectos apresentados no Guia Curricular produzido pelo governo paulista. No âmbito dos problemas percebemos a atribuição de um papel secundário no qual seriam utilizados para ensinar outros conteúdos matemáticos.
Referências
Bertini, L.F.; Valente, W.R. (2021) Problemas aritméticos como elementos da matemática do ensino. Cad. Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p.230-238, Set. - Dez., 2021
Hofstetter, R.; Valente, W. R. (2017) (orgs.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Monarcha, C.(2009) Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica e utopia dos anos 1920-1930. São Paulo: Editora UNESP.
Nery, A. C.B. (2009) A sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo educacional (1922-1931). São Paulo: Ed. Unesp.
Romero, R. A. S. (2016) Escola municipal: a rede de ensino da capital paulista em revista (1968-1985). 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Souza, A. F. (2021) Uma história dos problemas aritméticos: mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960) 150f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos.
Souza, R. F. Alicerces da Pátria: história da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado