Uma história dos livros didáticos para ensino de Ciências no Brasil entre 1960-1970

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns livros didáticos referentes as disciplinas científicas
presentes no currículo escolar brasileiro entre 1960-1970. A partir disso, aborda-se aspectos históricos
que narram as mudanças curriculares que aconteceram no Brasil durante esse período, além disso, foi
realizado o estudo teórico das fontes encontradas de modo que fosse mostrado elementos relevantes
para compreensão do contexto no qual se gesta a produção dos livros didáticos de Ciências. Diante
disso, foi possível concluir que a influência dos Estados Unidos foi um fator determinante para as
mudanças ocorridas no ensino de Ciências no Brasil, bem como, para a produção dos livros didáticos
que atendiam ao projeto que vinha sendo desenvolvido no país norte-americano.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui Pós-Doutoradoem Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor
Associado Livre Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo
(UNIFESP),Guarulhos, São Paulo, Brasil. Presidente do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da
Educação Matemática (GHEMAT/Brasil).

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Nogueira de Oliveira, A., Costa Pereira, A. C., & Rodrigues Valente, W. (2025). Uma história dos livros didáticos para ensino de Ciências no Brasil entre 1960-1970. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22146
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)