Heranças da matéria Trabalhos Manuais no ensino primário paulista: reflexões sobre o programa paulista e livros didáticos dos anos 60

Resumo

Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado que investiga a integração das concepções de trabalhos manuais no ensino de geometria nos programas escolares paulistas do ensino primário, após o término da matéria escolar Trabalhos Manuais. Tem por objetivo analisar a coleção Curso Moderno de Matemática para a Escola Elementar (CMME) e o Programa da escola primária do estado de São Paulo (1968), explorando a presença e a integração dos trabalhos manuais como metodologia para o ensino de geometria. Por meio da análise documental, o estudo buscou responder às questões: Os trabalhos manuais foram integrados como uma ferramenta para o ensino de geometria na Coleção CMME? O Programa da escola primária do estado de São Paulo (1968) cita os trabalhos manuais como recurso metodológico para o ensino? A análise documental revelou que, embora a coleção didática reflita a modernização do ensino de matemática proposta pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM), os trabalhos manuais como metodologia de ensino aparecem de forma limitada, apenas em atividades específicas de dobradura e cartonagem no último ano do ensino primário.

Biografia do Autor

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa (2006), na Université Paris 11 (2015) e na Universidade Federal do ABC (2021). É líder do GEPGE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria Escolar: história e formação de professores. Professora Associada da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Professora do Programa de Pós-graduação para Ciência da UNESP (Bauru) e do Programa de Pós-graduação da UNESP (Rio Claro). Coordenadora de Projetos de Pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES e FAPESP, desde 2010. Membro da Diretoria da SBHMat - Sociedade Brasileira de História da Matemática na gestão de 2015-2019. Sócia da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e Vice-coordenadora do GT 15 - História da Educação Matemática da SBEM na gestão 2021-2024. Participou da Comissão Nacional de Organização do 2 ao 5 ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Editora Adjunta da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática e Editora Associada de Seção da Zetetiké. Atuou como Avaliadora do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático. Investiga na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, formação de professores e ensino de geometria. Atualmente coordena Projeto de Pesquisa financiado pela FAPESP e pelo CNPq - Edital Universal.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Aparecida Pianoschi Malmonge, J., & Leme da Silva, M. C. (2025). Heranças da matéria Trabalhos Manuais no ensino primário paulista: reflexões sobre o programa paulista e livros didáticos dos anos 60. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22216
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)