Novas possibilidades em tempos de pandemia: roda de conversa sobre minicursos online

  • Alexsandra Camara Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Claudia Regina Boen Frizzarini. Unifesp
  • Gabriel Luís da Conceição IFSUDESTEMG
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo

Resumo

A live tem como propósito relatar e compartilhar, através de uma roda de conversa, experiências que os proponentes vivenciaram, em tempos de pandemia, ao ofertar e dinamizar, em diferentes espaços e com variados públicos, o minicurso intitulado “Ensino de Geometria nos Anos Iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente”. Em meio a tantos desafios de um mundo pesado, inspirados em Jonathan Silva, buscamos a palavra OUSADIA para juntos, experimentarmos o desafio de propor tarefas para professores refletirem, na modalidade remota, sobre o ensino de geometria nos anos iniciais. Os resultados foram surpreendentes, muito além dos esperados, e por esta razão, aqui estamos, em outro desafio, de formar uma roda de conversa virtual com a intenção de compartilhar esperanças e novas possibilidades em tempos de pandemia.

Palavras-chave: ousadia; aprendizagem remota; utopia; história do ensino de geometria.

Biografia do Autor

Alexsandra Camara, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – PR). Professora e Coordenadora de Matemática do Colégio Rosário em Curitiba – PR. Membro do GHEMAT. E-mail: ale-prof@hotmail.com.

Claudia Regina Boen Frizzarini., Unifesp

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Guarulhos / SP). Professora de matemática na Colegio Mary Ward. São Paulo. Membro do GHEMAT. E-mail: claudiafrizzarini@gmail.com.

Gabriel Luís da Conceição , IFSUDESTEMG

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Guarulhos / SP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) no Campus Santos Dumont. Membro do GHEMAT. E-mail: gabrielluis_matematica@yahoo.com.br.

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. Membro do GHEMAT. E-mail: mcelialeme@gmail.com.

Referências

Dassie, B. A.; Costa, D. A. (Orgs.) (2018). História da Educação Matemática e Formação de Professores. São Paulo: Editora da Física.

Leme da Silva. M. C.; Pinto, T. P. (Orgs.) (no prelo). História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis. São Paulo: Editora da Física.

Publicado
2020-10-27
Como Citar
Camara, A., Boen Frizzarini., C. R., da Conceição , G. L., & Leme da Silva, M. C. (2020). Novas possibilidades em tempos de pandemia: roda de conversa sobre minicursos online. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-4. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11030
Seção
Lives Submetidas