Uma história sobre a criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS

  • Natalia Cristina da Silva Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Maria Ednéia Martins

Resumo

Esse texto é oriundo de uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo traçar compreensões sobre o movimento de criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão de Mato Grosso do Sul, a partir da década de 1970 até meados de 2000, com o apoio de entrevistas de (ex) professores e (ex)funcionários que vivenciaram tais processos. A metodologia mobilizada foi a História Oral, que tem como foco a criação intencional de fontes historiográficas por meio da oralidade, em situações de entrevistas. O movimento analítico nos permitiu observar que os cursos foram criados sob a égide dos signos das urgências e carências, que estavam interligadas a políticas governamentais. Com isto, inferimos que a falta de planejamento na criação dos cursos está relacionada com a dinamicidade na relação de “centro” e “periferia”. Uma outra temática discutida foram os entraves entre a Matemática Pura e a Educação Matemática. Assim, o trabalho contribuiu com o projeto Mapeamento da Formação e Atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil, do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Silva, N. C. da, & Ednéia Martins, M. (2025). Uma história sobre a criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22526
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)