Uma história sobre a criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS
Resumo
Esse texto é oriundo de uma pesquisa de doutorado que teve por objetivo traçar compreensões sobre o movimento de criação dos cursos de Matemática na região do Bolsão de Mato Grosso do Sul, a partir da década de 1970 até meados de 2000, com o apoio de entrevistas de (ex) professores e (ex)funcionários que vivenciaram tais processos. A metodologia mobilizada foi a História Oral, que tem como foco a criação intencional de fontes historiográficas por meio da oralidade, em situações de entrevistas. O movimento analítico nos permitiu observar que os cursos foram criados sob a égide dos signos das urgências e carências, que estavam interligadas a políticas governamentais. Com isto, inferimos que a falta de planejamento na criação dos cursos está relacionada com a dinamicidade na relação de “centro” e “periferia”. Uma outra temática discutida foram os entraves entre a Matemática Pura e a Educação Matemática. Assim, o trabalho contribuiu com o projeto Mapeamento da Formação e Atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil, do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM).
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado