Formação de professores de Matemática na região do Bolsão de Mato Grosso do Sul: construindo uma história por meio da oralidade

  • Natalia Cristina da Silva Universidade Estadual Paulista-UNESP
  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista

Resumo

Objetiva-se mostrar uma pesquisa que, em desenvolvimento, tem por intenção traçar compreensões sobre o movimento de expansão/instalação dos cursos de Matemática nas cidades de Cassilândia, Paranaíba e Três Lagoas no estado de Mato Grosso do Sul, denominada de região do Bolsão, a partir da década de 1970. A metodologia mobilizada é a História Oral, que tem como foco a criação intencional de fontes historiográficas por meio da oralidade, em situações de entrevistas. Este estudo constitui-se no campo da História da Educação Matemática, sendo as fontes históricas construídas a partir de resíduos de um passado não mais atingível, cabendo-nos uma articulação de passado e presente na produção de significados. Desse modo, esperamos que com este estudo possamos caracterizar o movimento de expansão/instalação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS, contribuindo com o mapeamento da formação de professores que ensinam Matemática no Brasil.

Biografia do Autor

Natalia Cristina da Silva, Universidade Estadual Paulista-UNESP

Doutorando no Programa em Pós Graduação em Educação para Ciências pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Diretora de Escola na Prefeitura Municipal de Ouro Verde/SP, Brasil. E-mail: nc.silva@unesp.br.

Ivete Maria Baraldi, Universidade Estadual Paulista

Professora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Brasil. E-mail: ivete.baraldi@unesp.br.

Referências

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Publicado
2020-10-27
Como Citar
Silva, N. C. da, & Baraldi, I. M. (2020). Formação de professores de Matemática na região do Bolsão de Mato Grosso do Sul: construindo uma história por meio da oralidade. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11164
Seção
Sessões Coordenadas