Formação de professores de Matemática na região do Bolsão de Mato Grosso do Sul: construindo uma história por meio da oralidade
Resumo
Objetiva-se mostrar uma pesquisa que, em desenvolvimento, tem por intenção traçar compreensões sobre o movimento de expansão/instalação dos cursos de Matemática nas cidades de Cassilândia, Paranaíba e Três Lagoas no estado de Mato Grosso do Sul, denominada de região do Bolsão, a partir da década de 1970. A metodologia mobilizada é a História Oral, que tem como foco a criação intencional de fontes historiográficas por meio da oralidade, em situações de entrevistas. Este estudo constitui-se no campo da História da Educação Matemática, sendo as fontes históricas construídas a partir de resíduos de um passado não mais atingível, cabendo-nos uma articulação de passado e presente na produção de significados. Desse modo, esperamos que com este estudo possamos caracterizar o movimento de expansão/instalação dos cursos de Matemática na região do Bolsão/MS, contribuindo com o mapeamento da formação de professores que ensinam Matemática no Brasil.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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