CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE (CECINE): formação de professores nas décadas de 1960 e 1970
Resumo
O artigo que aqui apresentamos retrata, como parte da mesa redonda Escolas, campanhas e centros: formações de professores que ensinam Matemática, uma versão histórica de um importante centro de formação de professores, de modo especial nos anos 1960 e 1970, no Nordeste brasileiro, o Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine). Para tanto, nos valemos de narrativas de professores que por ele foram formados, narrativas estas constituídas, por meio da História Oral, em diferentes pesquisas realizadas por membros do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), que em conjunto com uma revisão bibliográfica nos permitiram o texto aqui apresentado.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado