Entre o que você vê e o que você pode ver: Michel Foucault e a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil

Autores

  • Filipe Santos Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O objetivo deste texto é discutir contribuições dos trabalhos de Michel Foucault para pensar a posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil. Para isso, apresentamos o projeto de pesquisa. A posição científico- acadêmico da Educação Matemática no Brasil: representações, instituições e políticas, em desenvolvimento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse projeto, que visa produzir compreensões sobre como a Educação Matemática se constitui como saber no espaço científico-acadêmico brasileiro, dialoga com os trabalhos de Michel Foucault para delinear uma direção teórico-metodológica atenta à trama poder-saber. Esperamos neste breve relato de pesquisa produzir uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática brasileira pelas histórias da posição científico-acadêmica da Educação Matemática. Uma abertura que diz não só de novas possibilidades de investigação, mas de um cuidado da própria comunidade com seus modos de constituição e de consolidação no cenário acadêmico.

Downloads

Edição

Seção

Mesas redondas - submetidas

Como Citar

FERNANDES, Filipe Santos. Entre o que você vê e o que você pode ver: Michel Foucault e a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6140. Acesso em: 31 jan. 2026.