Os saberes matemáticos no grupo escolar Castro Alves em Jequié-BA na década de 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares
Resumo
Este artigo apresenta uma primeira análise do manual Didática das Matemáticas Elementares - O Ensino das Matemáticas pelo Método dos Números em Côr ou Método Cuisenaire, de autoria de Ángel Diego Márquez, em relação aos discursos educacionais da época e aos saberes matemáticos veiculados. O referido manual fez parte das obras pedagógicas usadas pelos professores do Grupo Escolar Castro Alves em Jequié- BA. Utilizamos aportes teóricos da história cultural e alguns autores que discutem o método Cuisenaire no ensino da matemática. Os manuais pedagógicos faziam parte das etapas formativas buscando atender a demanda da sociedade como apoio nas atividades desenvolvidas nos cursos de formação de professores, e também com o propósito de subsidiar as estratégias metodológicas elaboradas pelos professores nas aulas de matemática do ensino primário. Por meio da análise observamos que o referido manual abarcou elementos de dois movimentos pedagógicos: Movimento da Escola Nova e Movimento da Matemática Moderna1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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