Os saberes matemáticos no grupo escolar Castro Alves em Jequié-BA na década de 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares

  • Eliana Maria de Jesus Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Ma-temática (NEPHEMAT).
  • Janice Cassia Lando Professora do Departamento de Química e Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores(PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Núcleo de Estu-do e Pesquisa em História, Educação e Matemática (NEPHEMAT).

Resumo

Este artigo apresenta uma primeira análise do manual Didática das Matemáticas Elementares - O Ensino das Matemáticas pelo Método dos Números em Côr ou Método Cuisenaire, de autoria de Ángel Diego Márquez, em relação aos discursos educacionais da época e aos saberes matemáticos veiculados. O referido manual fez parte das obras pedagógicas usadas pelos professores do Grupo Escolar Castro Alves em Jequié- BA. Utilizamos aportes teóricos da história cultural e alguns autores que discutem o método Cuisenaire no ensino da matemática. Os manuais pedagógicos faziam parte das etapas formativas buscando atender a demanda da sociedade como apoio nas atividades desenvolvidas nos cursos de formação de professores, e também com o propósito de subsidiar as estratégias metodológicas elaboradas pelos professores nas aulas de matemática do ensino primário. Por meio da análise observamos que o referido manual abarcou elementos de dois movimentos pedagógicos: Movimento da Escola Nova e Movimento da Matemática Moderna
Como Citar
Jesus, E. M. de, & Lando, J. C. (1). Os saberes matemáticos no grupo escolar Castro Alves em Jequié-BA na década de 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6200
Seção
Sessões Coordenadas