Sessão 8: EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA: ENSINO DE CONJUNTOS

  • Janice Cassia Lando Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Eliene Barbosa Lima Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Inês Angélica Andrade Freire Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • André Luis Mattedi Dias Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Nesta pesquisa buscamos investigar a apropriação do conteúdo conjuntos nas práticas de ensino das professoras da primeira série ginasial do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, no período de 1962, primeiro ano em que encontramos vestígios deste conteúdo nos diários de classe, até 1973, último ano em que foi oferecida a primeira série ginasial, quando este conteúdo ainda era ensinado. Utilizamos depoimentos orais das professoras, bem como diários de classe, livros didáticos e textos, de autoria das próprias professoras ou de outros autores. Assim, argumentamos que as formas de apropriação feitas pelas professoras do Colégio de Aplicação em relação ao conteúdo conjuntos expressam o modo singular como elas construíram suas identidades profissionais, como atuaram e tomaram parte dos movimentos profissionais, disciplinares e científicos daquela época.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Lando, J. C., Lima, E. B., Freire, I. A. A., & Dias, A. L. M. (2022). Sessão 8: EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA: ENSINO DE CONJUNTOS. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-10. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15048
Seção
Sessões Coordenadas