Um ensaio histórico sobre a geometria: proximidades com a perspectiva de Malba Tahan na revista Al-Karismi
Resumo
Este trabalho compõe-se do levantamento de dados a partir de investigações iniciais do projeto de pesquisa de Mestrado da primeira autora, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Pretende-se apresentar um breve ensaio histórico de algumas ideias geométricas inspiradas pelo discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan. Tal proposta terá como fonte primária o segundo volume da revista Al-Karismi (1946-1951). Experiências na prática docente da mestranda evidenciou que a geometria poderia ser trabalhada de forma que estimulasse a curiosidade e o saber geométrico do educando considerando seu contexto histórico. Nessa perspectiva, serão apresentadas três ideias retiradas de artigos publicados no periódico. Esse levantamento faz parte do primeiro momento da pesquisa que subsidiará a etapa de elaboração de Fichas de Trabalho, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da geometria em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola em Guarulhos/SP. Espera-se que tal proposta possa propiciar contribuições da história da Educação Matemática para a prática docente e discussões das ideias geométricas presentes na revista Al-Karismi e em outras obras do autor que apontem caminhos para o ensino dessas ideias.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado