Escola nova e o ensino de aritmética: direcionamento para a capacitação e formação docente em revistas pedagógicas brasileiras

  • Elenice de Sousa Lodron Zuin Doutora em Educação Matemática pela PUC SP. Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas.

Resumo

A partir da segunda década do século XX, o movimento da Escola Nova passou a ser difundido no Brasil. A capacitação e a formação de docentes para o ensino primário era vital dentro das reformas propostas na época. Os periódicos voltados para o ensino teriam um papel importante na conquista de novos adeptos do escolanovismo, apresentando o método, os teóricos e divulgando práticas escolares. Evocando estes aspectos, quais direcionamentos, para os docentes, estariam presentes neste tipo de impresso? Buscando responder a esta questão, realizei um levantamento e análise de revistas pedagógicas brasileiras, editadas entre 1920 e 1950. No presente estudo, apresento um recorte da investigação evidenciado algumas orientações, dirigidas aos docentes, contidas em artigos publicados em periódicos de cinco estados brasileiros, tendo como foco a difusão da Escola Nova, de um modo geral, e os aspectos relacionados ao ensino de Aritmética, pelo viés do escolanovismo, em particular.
Como Citar
Zuin, E. de S. L. (1). Escola nova e o ensino de aritmética: direcionamento para a capacitação e formação docente em revistas pedagógicas brasileiras. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6203
Seção
Sessões Coordenadas