Geometria experimental: possibilidades e contexto legislacional

  • Nádia Aparecida dos Santos Sant’ana Mestranda do Programa de MestradoProfissional em Ensinode Ciências e Matemática da PUC Minas.
  • Elenice de Sousa Lodron Zuin Docente do Programa de MestradoProfissional em Ensinode Ciências e Matemática da PUC Minas.

Resumo

O período compreendido entre 1968 e 1974 traz singularidades na educação no Brasil, uma época em que o Plano Setorial de Educação e Cultura (PSEC) estabeleceu 34 projetos de caráter prioritário, controlados e avaliados sistematicamente. Dentro deste contexto, evidenciamos alguns pontos referentes a aspectos normativo-pedagógicos da conjuntura legislativo-educacional brasileira neste período. Apresentamos uma reflexão geral relativamente à LDB 5692/71, ao ensino de geometria e alguns apontamentos a respeito dos projetos Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM) e Programa de Expansão e Melhoria de Ensino (PREMEN). Nosso estudo se concentrou nos “Livros do Aluno” do material intitulado Geometria Experimental, fruto do projeto de novos materiais para o ensino de Matemática, designado Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática para o 1° e 2° graus. Este material integrava o 34° projeto do PSEC, cuja execução era de responsabilidade do PREMEM. Procuramos demonstrar como a proposta presente na Geometria Experimental se configurou para que a aprendizagem da geometria escolar se efetivasse a partir da análise do primeiro Livro do Aluno da coleção.
Como Citar
Sant’ana, N. A. dos S., & Zuin, E. de S. L. (1). Geometria experimental: possibilidades e contexto legislacional. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6222
Seção
Sessões Coordenadas