Saberes geométricos e a circulação de manuais escolares em tempos de modernização escolanovista

  • Márcio Oliveira D’Esquivel Professor do Departamento de Ciências Humanas –DCH, Universidade do Estado da Bahia –UNEB

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa de doutoramento que objetiva investigar como, para o ensino dos saberes geométricos, foram apropriados os pressupostos do movimento de renovação da educação em circulação no período escolanovista. Para tanto buscou-se analisar o intercruzamento entre as ideias pedagógicas de renovação pedagógica e as orientações prescritas para o ensino de saberes geométricos constantes em alguns manuais escolares em circulação no Brasil. Os manuais escolares analisados foram selecionados a partir de consulta temática no Repositório de Conteúdos Digital da História da Educação Matemática. Tomam-se como pressupostos de análise os estudos que investigam o processo de circulação de objetos culturais e modelos pedagógicos. Os resultados indicam que propostas didáticas para o ensino de saberes geométricos fundados nos ideários escolanovistas estiveram presentes em manuais escolares que circularam em cursos de formação de professores e escolas de ensino primário no período.
Como Citar
D’Esquivel, M. O. (1). Saberes geométricos e a circulação de manuais escolares em tempos de modernização escolanovista. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6246
Seção
Sessões Coordenadas