História da Educação Matemática nas licenciaturas dos Institutos Federais?

  • Oscar Silva Neto Professor Me. Oscar Silva Neto, DALTEC/Assessoria de Matemática, Instituto Federal de Santa Catarina–Câmpus Florianópolis.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar a inserção da História da Educação Matemática como disciplina nos cursos de formação de professores de Matemática, em especial, nas Licenciaturas em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após contextualizar a oferta de Licenciaturas nos Institutos Federais e descrever como se dá essa formação, buscou-se defender a importância de se inserir a História da Educação Matemática como disciplina nos currículos, sustentados por documentos normativos que já possibilitam tal feito. Definiu-se o que se considera por História da Educação Matemática bem como o lugar que essas pesquisas ocupam, a saber, o da História da Educação. Dialogando com pesquisadores da área, verifica-se a importância de se ter uma formação do futuro professor com a presença dos aspectos históricos da Matemática escolar e que depende dos profissionais da área buscarem a alteração dos currículos para a inclusão da História da Educação Matemática nas matrizes curriculares. Conclui-se que os campi do Instituto Federal presentes em Santa Catarina que ofertam a Licenciatura não tratam do tema em seus Projetos Pedagógicos, mas que há sim possibilidade da inserção da disciplina nos currículos para a melhoria da qualidade da formação do futuro professor.
Como Citar
Silva Neto, O. (1). História da Educação Matemática nas licenciaturas dos Institutos Federais?. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6266
Seção
Sessões Coordenadas