A Matemática no ensino industrial de Santa Catarina em tempos de Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI)
Resumo
O objetivo inicial deste trabalho é constituir-se como parte integrante de uma mesa redonda denominada “A Matemática no ensino industrial em tempos de CBAI”. Como parte inicial de uma pesquisa de doutoramento, o trabalho relata aspectos do ensino industrial brasileiro bem como do surgimento e dos principais elementos constitutivos da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI). Além disso, busca-se verificar que Matemática estava presente na Escola Industrial de Florianópolis, no período de 1942-1969. Como resultados, é possível verificar que ainda é preciso buscar mais fontes para que se faça a análise se houve influência (ou não) da CBAI nos cursos e programas do ensino industrial catarinense.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado