A Cades no Ceará e a formação de professores de Matemática nas décadas de 1950 e 1960: o que diziam os jornais?

  • Luiza Santos Pontello Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo conhecer e analisar as ações de formação de professores de Matemática desenvolvidas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, Cades, no Ceará, nas décadas de 1950 e 1960. Inicialmente, explicitam-se as escolhas metodológicas e o caminho já percorrido na pesquisa. Em seguida, aborda-se a busca realizada nos arquivos e hemerotecas e seus respectivos resultados. Na seção seguinte, são detalhadas as notícias encontradas sobre os cursos da Cades no Ceará em periódicos que circularam no período pesquisado. Como resultados parciais relatamos que se identificaram, até o momento, poucos documentos nos arquivos, assim como poucas pesquisas sobre o tema no Ceará. Em contrapartida, os jornais expressaram que esses cursos foram importantes para a formação de professores secundários no estado.

Biografia do Autor

Luiza Santos Pontello, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, campus de Belo Horizonte. E-mail:
luizaspontello@gmail.com

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Matemática e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Email:
laura@mat.ufmg.br

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Pontello, L. S., & Gomes, M. L. M. (2019). A Cades no Ceará e a formação de professores de Matemática nas décadas de 1950 e 1960: o que diziam os jornais?. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6372
Seção
Sessões Coordenadas