História do ensino de matemática no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (1954-1968)
Resumo
Este trabalho apresenta ações realizadas e previstas de um projeto de pesquisa de doutorado iniciado em 2017. A investigação objetiva construir uma história do ensino de Matemática do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no período de 1954 a 1968. Nossa proposta será elaborada a partir de narrativas de ex-alunos, funcionários e professores sobre suas práticas e suas percepções sobre o ensino de Matemática nesse colégio. Espera-se investigar as práticas adotadas pelos professores, suas metodologias de trabalho, os recursos empregados e os materiais didáticos utilizados. Pretende-se, ainda, destacar a formação acadêmica e profissional dos professores do Colégio de Aplicação e compreender possíveis reflexos dessa formação em sua atuação pedagógica. Acredita-se que conhecer o discurso de ex-alunos, funcionários e professores que atuaram na escola contribuirá para resgatar as lembranças, as memórias e as intenções desses sujeitos quanto à sua atuação no CA, possibilitando, dessa forma, a elaboração da história do ensino de Matemática dessa escola no referido período. Para tal empreendimento, propomos a utilização da História Oral como referencial teórico-metodológico, tomando como referência trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática-GHOEM. As narrativas, que serão obtidas por meio de entrevistas, constituem-se o núcleo de investigação desta pesquisa. Buscando conhecer o contexto de desenvolvimento desse colégio, bem como da Matemática como disciplina escolar, usaremos ainda como fontes materiais didáticos, livros, registros de professores e de alunos, diários de classe e outros documentos.Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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