O ensino de geometria do curso primário em tempos de escola nova: o que diz a Revista do Ensino?
Resumo
Esta comunicação está relacionada a um projeto de doutoramento com o objetivo de analisar o saber profissional do professor que ensina geometria em revistas pedagógicas brasileiras em tempos da Escola Nova. Para esta pesquisa há a pretensão de mobilizar referentes teórico-metodológicos vindos de Chartier (2003), Chervel (1990) e Hofstetter e Schneuwly (2017). Com a pretensão de realizar uma primeira análise do proposto no projeto, foi traçado o objetivo de examinar orientações para o professor que ensina geometria a partir de artigos sobre o centro de interesse presente em exemplares da Revista do Ensino de Minas Gerais. O exame das fontes foi embasado a partir dos questionamentos: como era proposto ao professor o ensino de geometria para o curso primário em artigos da revista do ensino? De que forma os autores dos artigos sugeriam o ensino de geometria a partir dos centros de interesse? Foi identificado que o ensino de geometria nas fontes dizia respeito a educação de figuras e sólidos geométricos, as orientações para o professor caracterizava um saber para ensinar que transformava o saber a ensinar, determinava a geometria com relações entre todas as matérias, a partir dos temas centrais, e dava a criança um papel central no ensino, a partir da mediação do professor na série de diálogo.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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