Entre Desenho e Aritmética: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920

  • Joana Kelly Souza dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Andréia Fernandes de Souza UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O saber profissional do professor que ensina matemática foi sofrendo alterações ao longo do tempo. Essas transformações podem ser percebidas quando analisamos documentos escolares. No caso desse texto o objetivo é analisar que mudanças tanto no ensino de geometria quanto no ensino de aritmética foram sugeridas em artigos publicados em revistas pedagógicas que tomavam as publicações de Victor Mercante. Foi possível observar que o autor argentino foi apropriado em discursos sobre Desenho no que diz respeito a adoção de um senso artístico das crianças, centralizando o ensino no que para elas é conhecido. E sobre Aritmética, há a adoção dos passos enunciado, objetivação dos dados, seriação e correção para graduar os problemas e realizar um ensino a partir de análises intuitivas.

Biografia do Autor

Joana Kelly Souza dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. E-mail: joanakelly.23@gmail.com.

Andréia Fernandes de Souza, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora dos Anos Iniciais na rede pública de São Paulo, Brasil. E-mail: deianandes@hotmail.com.

Referências

Chartier, R. (1990). História Cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Costa, J. M. (2015). Análise de artigo da Revista de Educação de Santa Catarina, 1937: uma contribuição para a história da metodologia de ensino de aritmética. Trabalho de Conclusão de Curso. UFSC. Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136406.

Guimarães, M. D. (2017). Porque ensinar desenho no curso primário? Um estudo sobre as suas finalidades (1829-1950). Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde, Guarulhos.

Ferraz, A. N. (1929). O ensino de problemas. Revista Educação. São Paulo, n 1e 2, v. VII, p. 122-131. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115833.

Mattos, A. O. (1925). Desenho nas escolas. IN: A Educação, v. X, ano IV, n. 5 e 6, mai. e jun. RJ. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115823.

Mercante, V. (1905). Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño. Buenos Aires: Cabaut e Cin Editores.

Souza, A. F. (2020). Victor Mercante e os Saberes Para Ensinar Problemas De Aritmética: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño”. In XVIII Seminário Temático Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e formação de professores, Cuiabá-MT. Anais... Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mT2QpcdDzkbrrGJfxYpcfh3GMAT_ZQwO/view.

Valente, W. R.; Bertini, L. F.; Pinto, N. B.; Morais, R. S. (2017). A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/?q=17/15751-2.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
Souza dos Santos, J. K., & Fernandes de Souza, A. (2020). Entre Desenho e Aritmética: Charlas sobre Victor Mercante publicadas em revistas pedagógicas na década de 1920. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11196
Seção
Sessões Coordenadas