As relações do contexto histórico do Rio Grande do Sul no Currículo Escolar: um estudo a partir da disciplina de matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS (1967 – 1983).

  • Fernando Luis Rosso Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Por meio deste artigo temos como objetivo relacionar o contexto histórico do estado do Rio Grande do Sul no Currículo Escolar a partir da disciplina de Matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS. Este trabalho teve com subsídios os estudos acerca do contexto histórico envolvido no período em questão. A história do Rio Grande do Sul entrelaça-se ao estudo, no momento em que mudanças sociais e econômicas acabaram por influenciar nas transformações dos Currículos do Ensino Técnico durante o período investigado. A delimitação do intervalo de tempo serviu para que, na posse de material de pesquisa, fosse possível proceder com a análise historiográfica, por meio da Hermenêutica de Friederich Schleiermacher, revisitando pistas, rastros e demais formas que proporcionaram melhor entendimento dos desdobramentos dos fatos. Constatamos assim, por meio das análises, que aspectos sociais e econômicos agiram sobre o currículo e, por sua vez, implicaram em mudanças no contexto escolar.

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Publicado
2019-04-24
Como Citar
Rosso, F. L., & Bayer, A. (2019). As relações do contexto histórico do Rio Grande do Sul no Currículo Escolar: um estudo a partir da disciplina de matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS (1967 – 1983). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6531
Seção
Sessões Coordenadas