As relações do contexto histórico do Rio Grande do Sul no Currículo Escolar: um estudo a partir da disciplina de matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS (1967 – 1983).
Resumo
Por meio deste artigo temos como objetivo relacionar o contexto histórico do estado do Rio Grande do Sul no Currículo Escolar a partir da disciplina de Matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS. Este trabalho teve com subsídios os estudos acerca do contexto histórico envolvido no período em questão. A história do Rio Grande do Sul entrelaça-se ao estudo, no momento em que mudanças sociais e econômicas acabaram por influenciar nas transformações dos Currículos do Ensino Técnico durante o período investigado. A delimitação do intervalo de tempo serviu para que, na posse de material de pesquisa, fosse possível proceder com a análise historiográfica, por meio da Hermenêutica de Friederich Schleiermacher, revisitando pistas, rastros e demais formas que proporcionaram melhor entendimento dos desdobramentos dos fatos. Constatamos assim, por meio das análises, que aspectos sociais e econômicos agiram sobre o currículo e, por sua vez, implicaram em mudanças no contexto escolar.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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