Formação de professores de Matemática no RN: uma análise histórica a partir da ótica dos espaços
Resumo
Pretendemos apresentas parte dos resultados de uma tese de doutorado que teve como intento compreender e constituir histórias sobre a formação e atuação dos professores de matemática no Rio Grande do Norte que atuavam nas séries que correspondem, atualmente, aos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, tomando como norteadores temporais os períodos de criação dos quatro mais antigos cursos de formação desses professores em nível superior no estado. Para isso, lançamos mão da História Oral como metodologia de pesquisa e analisamos vinte narrativas produzidas a partir da oralidade e um grande volume de documentos oficiais. Neste artigo, especificamente, pomos em relevo a noção de espacialidade como constituidora intrínseca dos processos históricos e, portanto, da formação de professores. São analisados signos como centro e periferia, campo e cidade, migração, espaços arquitetônicos entre outros, que demonstram como os espaços são parte importante dos processos aqui estudados
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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