História da Educação Matemática e Formação de Professores: reflexões, indagações, desafios
Resumo
Retomamos o tema das relações da História da Educação Matemática com a formação de professores a partir de sua abordagem no II e III Encontros Nacionais de Pesquisa em História da Educação Matemática, em 2014 e 2016. Em seguida, refletimos a respeito do potencial de uma contribuição relevante da História da Educação Matemática para a formação de professores, relembrando argumentos discutidos no evento de 2014 e buscando situá-los quanto ao momento político brasileiro por ocasião da realização do IV Enaphem. Focalizamos, ainda, esforços recentemente despendidos pela comunidade de pesquisadores brasileiros no sentido de incorporar a História da Educação Matemática à formação de professores de Matemática, especialmente nos cursos de Licenciatura. Por fim, visando avançar em relação às contribuições da História da Educação Matemática na formação docente, discorremos brevemente sobre a temática dos processos de exclusão e inclusão de alguns grupos sociais no passado da educação matemática escolar como uma possibilidade para o investimento em pesquisas.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado