História da Educação Matemática e Formação de Professores: reflexões, indagações, desafios

  • Maria Laura Magalhães Gomes UFMG

Resumo

Retomamos o tema das relações da História da Educação Matemática com a formação de professores a partir de sua abordagem no II e III Encontros Nacionais de Pesquisa em História da Educação Matemática, em 2014 e 2016. Em seguida, refletimos a respeito do potencial de uma contribuição relevante da História da Educação Matemática para a formação de professores, relembrando argumentos discutidos no evento de 2014 e buscando situá-los quanto ao momento político brasileiro por ocasião da realização do IV Enaphem. Focalizamos, ainda, esforços recentemente despendidos pela comunidade de pesquisadores brasileiros no sentido de incorporar a História da Educação Matemática à formação de professores de Matemática, especialmente nos cursos de Licenciatura. Por fim, visando avançar em relação às contribuições da História da Educação Matemática na formação docente, discorremos brevemente sobre a temática dos processos de exclusão e inclusão de alguns grupos sociais no passado da educação matemática escolar como uma possibilidade para o investimento em pesquisas.
Como Citar
Gomes, M. L. M. (1). História da Educação Matemática e Formação de Professores: reflexões, indagações, desafios. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7980
Seção
Mesas redondas - convidadas