EDUCAÇÃO ESCOLAR
UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA
Resumo
Este trabalho é parte dos estudos de uma pesquisa em nível de doutorado, na área da Educação que defende a tese de que a escola se conecta com a emancipação humana ao ensinar os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, numa orientação crítica e marxista. Entendemos que as configurações sociais que chegam à escola endossam as teorias pedagógicas hegemônicas, influenciando e buscando redefinir o papel da escola. Fato que evidencia a importância de discutirmos a educação escolar numa perspectiva que desvele o que não está posto na imediatidade. Neste texto, fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica, nos dispomos da análise histórico-ontológica para explicitarmos a origem histórica e social da educação escolar e demonstrarmos seu vínculo com determinados interesses sociais. Defendemos que apesar das contradições e das condições materiais da vida social a educação escolar pode contribuir à emancipação humana.
Referências
MANACORDA, M. A. História da Educação – da Antiguidade aos nossos dias. 3ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.
PAULO NETTO, J.; BRAZ, M. Economia Política: Uma introdução crítica. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.