O PAPEL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NUM CONTEXTO DE EAD E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Palavras-chave: Pedagogia Universitária, Comunicação Social, Educação a Distância

Resumo

Com o grande desenvolvimento das tecnologias de comunicação, no contexto do Ensino Superior, a Pedagogia Universitária não está alheia a todas essas mudanças. Instituições públicas e privadas, cada vez mais, lançam mão da tecnologia para expandir o alcance de seus campos de atuação. Na interface entre Pedagogia Universitária e Comunicação Social é que será analisada a Educação a Distância. Na direção da valorização das tecnologias educacionais, autores como Faria (2004) apontam sua importância na busca da qualificação formativa, o que evidencia mudanças do trabalho docente. Em contraponto, a tecnologia não pode ser entendida como a tábua de salvação no que concerne à busca da qualidade de ensino, mesmo porque não é a ferramenta que determina a forma com que o professor ensina, e sim, o conceito de ensinar no qual sua prática pedagógica está imersa (CUNHA E LEITE, 1996). Há que se levar em conta o processo comunicacional e as diferenças entre a educação presencial e a educação a distância. Uma revisão da literatura foi conduzida, para produzir uma análise dedutiva sistemática dos conceitos pesquisados. Caracterizando essa pesquisa bibliográfica, como um estudo teórico e de natureza qualitativa, foram obtidos 127 resultados; após os cruzamentos entre as palavras-chaves, emergiram dezessete teses e dissertações que unem a tríade. Procedemos à estratificação em uma amostra dos dez artigos produzidos na região Sudeste, pois esta concentra o maior número de trabalhos. Foram selecionados quatro que apresentaram maior correlação entre os itens da tríade. Concluímos que, podemos falar de uma tríade, mas, isso somente é possível se esta for perpassada pelas Humanidades Digitais. A articulação da tríade, mediatizada pela HD pode abrir um novo campo epistemológico, que poderá contribuir para o avanço da educação no ensino superior, desde que estejam assegurados princípios educacionais verdadeiramente humanísticos, transformadores e emancipatórios.

Biografia do Autor

Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); Especialização em Psicopedagogia (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009); Pós-Doutorado (2011) em Pedagogia Universitária na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e MBA em Gestão, Inovação e Negócios em Instituições de Ensino IPOG (2020). É professora na área de Didática no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista UNESP.

Marcelo Catuzzo Teodoro, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquista Filho”

Graduado em Comunicação pela Faculdade Claretiano
Mestre em Educação pela UNESP de Rio Claro
Professor na Anhanguera Educacional

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Publicado
2022-09-25
Como Citar
Ramos de Azevedo, M. A., & Catuzzo Teodoro, M. (2022). O PAPEL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NUM CONTEXTO DE EAD E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 2(1), 1-28. https://doi.org/10.55028/edutec.v2i1.15366