Foco e Escopo
A Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente é um projeto editorial multidisciplinar e de natureza científica que tem por objetivo a divulgação inédita de artigos científicos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou ensaios teóricos e resenhas críticas, cujas interlocuções estejam relacionadas às temáticas de educação, tecnologias digitais e formação docente.

A Revista Edutec aceita originais em português, espanhol e inglês e se configura como um espaço de debate sobre questões que emergem da/na prática pedagógica, valorizando os diferentes enfoques teórico-metodológicos cujas reflexões estejam relacionadas com os seguintes temas: uso de tecnologias na prática pedagógica, letramento digital, educação a distância, ensino híbrido, educação midiática e informacional, gamificação, computação aplicada à educação, robótica educacional, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, cultura digital, recursos educacionais abertos, educação aberta, inovação pedagógica, capital tecnológico, design thinking, design pedagógico, metodologias ativas, entre outros.

 

Público-alvo
A Revista Edutec se destina a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com interesse nas temáticas de educação, tecnologias digitais e formação docente.


Políticas de Seção


Artigos Científicos
Seção destinada a receber artigos científicos relacionados às temáticas que constituem o foco e o escopo da Revista Edutec, que apresentem resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento ou ensaios teóricos. As normas de submissão devem ser conferidas em “Diretrizes para Autores”.

Resenhas críticas
Seção destinada a receber resenhas de trabalhos relacionados às temáticas que constituem o foco e escopo da Revista Edutec, publicados até três anos antes da data de submissão. As normas de submissão devem ser conferidas em “Diretrizes para Autores”.


Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos para eventual publicação na revista passarão por uma análise prévia antes de serem enviados à comissão editorial científica e aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais serão devolvidos para adequação.

Os avaliadores membros do Conselho Editorial Científico e os pareceristas ad hoc consultados terão o título de doutor e pertencerão a instituições científicas diversas.

Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo de avaliação.

A Revista Edutec publicará anualmente os nomes do Conselho Editorial Científico e de pareceristas ad hoc em sua página na internet.

Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: conteúdo teórico e/ou empírico, domínio da literatura científica, atualidade do tema, contribuição para a área de conhecimento específica, originalidade da abordagem, estrutura do texto e qualidade da redação. Os avaliadores poderão recomendar a aceitação integral do texto, sugerir modificações para nova avaliação ou indicar a recusa do texto.

A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

Periodicidade da publicação
A Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) exclusivamente on-line, com a publicação de duas edições anuais, cada uma com até 15 artigos.

 

Ética na pesquisa

Quando a pesquisa apresentada envolver seres humanos, é necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica, enviando evidências desses procedimentos como documento suplementar à submissão da proposta, como por exemplo, aprovação em Comissão de Ética em Pesquisa ou Comitê de Ética em Pesquisa, vinculados às instituições de ensino superior. Exceto nos casos em que haja permissão para a identificação, é preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

 

Ações antiplagiarismo

Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, bem como garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito, seja em citações diretas ou paráfrases. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas de software de verificação de plágio da Revista Edutec. Caso identificadas inconformidades, o manuscrito terá sua publicação recusada pela revista.

 

Conflitos de interesse

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do trabalho possa gerar dúvidas quanto a possíveis conflitos de interesse, os autores devem declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Sempre que houver necessidade, os autores podem mencionar a instituição de vinculação e/ou outras instituições que tenham colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com os resultados apresentados.

Declaração de Direito Autoral

A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.

Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:

  1. Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
  2. Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
  3. Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.
  4. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
  5. Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
  6. Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.

 

Declaração de Privacidade

Todos os dados inseridos no cadastro desta revista serão usados exclusivamente para finalidades dos serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, pois acreditamos no potencial do acesso aberto ao conhecimento científico, como um ato de cidadania e de responsabilidade social.

É pedido aos leitores que se registrem no sistema apenas para efeitos de conhecimento do alcance e impacto da revista.

 

Histórico da Revista 

A Revista Edutec surgiu de uma necessidade de espaço de discussão sobre as diversas problemáticas que envolvem as tecnologias digitais e a formação docente, em todos os níveis de ensino e em todas as áreas de atuação dos professores. A Revista está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Edutec/UFMS) e ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (GETED/UCDB). A Revista Edutec também conta com o apoio técnico da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS.