A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  • O autor e os eventuais co-autores conhecem e concordam com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  • O autor responsável pela submissão confirma que os co-autores estão cientes e notificados sobre a submissão do artigo e que após a submissão não é permitida inclusão ou exclusão de co-autores.
  • O texto está escrito em português, espanhol ou inglês.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .odt.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O título do artigo tem menos do que dezesseis palavras.
  • O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (contando os espaços e as referências para artigos científicos ou 25.000 e 40.000 caracteres para relatos de experiência e resenhas críticas), excluído o resumo, e as páginas estão numeradas sequencialmente.
  • O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 300 palavras.
  • As referências estão de acordo com a ABNT NBR 6023 (2018).
  • As citações diretas e indiretas estão de acordo com a ABNT NBR 10520 (2002).
  • Não há no texto identificação da autoria ou das instituições a que pertencem os autores (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  • O texto submetido está em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).
  • O texto está escrito em fonte Times, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços eletrônicos e palavras estrangeiras).
  • As figuras, quadros e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto passou por revisão de normas e língua portuguesa antes de sua submissão.
  • O trabalho possui no máximo 4 autores e pelo menos um/a é mestre/a.
  • O autor não teve nenhum trabalho publicado na Revista Edutec no ano corrente.

Diretrizes para Autores

Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Pelo menos um dos autores precisa ter o título de mestre.

No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão de acordo com as exigências da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

O texto deve ser submetido em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).

A escrita deve ser realizada em fonte Times, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

Os destaques devem ser feitos em negrito. E os endereços eletrônicos e palavras estrangeiras podem ser escritos em itálico.

Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente.

Para artigos científicos, o texto deve conter de 35.000 a 50.000 caracteres, considerados os espaços e as referências, exceto o resumo.

Para resenhas e relatos de experiência, o texto deve conter de 25.000 a 40.000 caracteres, considerando os espaços e as referências.

O título do trabalho deve ter no máximo 16 palavras e expressar com fidedignidade seu conteúdo.

O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.

As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas por ponto final.

Os agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e serem apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. Todas as imagens devem ser enviadas também em seus arquivos originais, em formato .zip, como documento suplementar. O nome de cada arquivo deve corresponder ao enunciado do título (por exemplo: Gráfico 1).

Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais. A revista não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, apenas no corpo do texto em formatos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição.

Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

Citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

a) Citações textuais literal de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas;

b) Citações textuais literal de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 10 e sem aspas;

c) Nas situações a) e b) a indicação da autoria pode ocorrer no corpo do texto apenas com a inicial maiúscula, antes da citação literal (ficando apenas o ano de publicação e número da página entre parênteses) ou após a citação literal (ficando o sobrenome do autor da citação em letras maiúsculas, ano da publicação e número da página entre parênteses);

c) Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação da referida produção.

As referências devem obedecer à norma técnica da ABNT NBR 6023 (2018) e as citações diretas e indiretas à ABNT NBR 10520 (2002).

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

O autor fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para dois outros idiomas: no caso de originais em português, o inglês e espanhol; Ou português e espanhol para artigos submetidos originalmente em Inglês; ou português e inglês para artigos submetidos originalmente em espanhol. Os custos com a versão e/ou revisão de língua estrangeira serão de responsabilidade do autor.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.