O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  • O autor e os eventuais co-autores conhecem e concordam com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  • O autor responsável pela submissão confirma que os co-autores estão cientes e notificados sobre a submissão do artigo e que após a submissão não é permitida inclusão ou exclusão de co-autores.
  • O texto está escrito em português, espanhol ou inglês.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .odt.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O título do artigo tem menos do que dezesseis palavras.
  • O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (com espaços) para artigos científicos; e entre 25.000 e 40.000 caracteres (com espaços) para resenhas críticas.
  • O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 300 palavras.
  • As referências estão de acordo com a ABNT NBR 6023 (2018).
  • As citações diretas e indiretas estão de acordo com a ABNT NBR 10520 (2002).
  • Não há no texto identificação da autoria ou das instituições a que pertencem os autores (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  • O texto submetido está em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).
  • O texto está escrito em fonte Times, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços eletrônicos e palavras estrangeiras).
  • As figuras, quadros e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto passou por revisão de normas e língua portuguesa antes de sua submissão.
  • O trabalho possui no máximo 4 autores e pelo menos um/a é doutor/a.
  • O autor não teve nenhum trabalho publicado na Revista Edutec no ano corrente.
  • O autor e os coautores estão cientes de sua responsabilidade e do cumprimento dos critérios éticos adotados na realização da pesquisa e apresentam as informações detalhadas no texto ou em documentos suplementares, quando aplicável.

Diretrizes para Autores

Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Pelo menos um dos autores precisa ter o título de doutor.

No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão de acordo com as exigências da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

O texto deve ser submetido em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).

A escrita deve ser realizada em fonte Times, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

Os destaques devem ser feitos em negrito. E os endereços eletrônicos e palavras estrangeiras podem ser escritos em itálico.

Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente.

Para artigos científicos, o texto deve conter de 35.000 a 50.000 caracteres, considerados os espaços e as referências, exceto o resumo.

Para resenhas e relatos de experiência, o texto deve conter de 25.000 a 40.000 caracteres, considerando os espaços e as referências.

O título do trabalho deve ter no máximo 16 palavras e expressar com fidedignidade seu conteúdo.

O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.

As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas por ponto final.

Os agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais. Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e serem apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. Todas as imagens devem ser enviadas também em seus arquivos originais, em formato .zip, como documento suplementar. O nome de cada arquivo deve corresponder ao enunciado do título (por exemplo: Gráfico 1).

Tabelas, quadros e gráficos devem ser encaminhados em seus arquivos originais. A revista não aceita tabelas e quadros em formato de imagem, apenas no corpo do texto em formatos editáveis. O mesmo ocorre com os gráficos. Neste caso, mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição.

Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

Citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

a) Citações textuais literal de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas;

b) Citações textuais literal de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 10 e sem aspas;

c) Nas situações a) e b) a indicação da autoria pode ocorrer no corpo do texto apenas com a inicial maiúscula, antes da citação literal (ficando apenas o ano de publicação e número da página entre parênteses) ou após a citação literal (ficando o sobrenome do autor da citação em letras maiúsculas, ano da publicação e número da página entre parênteses);

c) Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação da referida produção.

As referências devem obedecer à norma técnica da ABNT NBR 6023 (2018) e as citações diretas e indiretas à ABNT NBR 10520 (2002).

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

O autor fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para dois outros idiomas: no caso de originais em português, o inglês e espanhol; Ou português e espanhol para artigos submetidos originalmente em Inglês; ou português e inglês para artigos submetidos originalmente em espanhol. Os custos com a versão e/ou revisão de língua estrangeira serão de responsabilidade do autor.

Faça download do arquivo de modelo para submissão:

a) Cópia no Documentos Google;

b) Cópia em Docx ou Odt. 

Artigos Científicos

Seção destinada a receber artigos científicos relacionados às temáticas que constituem o foco e o escopo da Revista Edutec, que apresentem resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento ou ensaios teóricos. As normas de submissão devem ser conferidas em “Diretrizes para Autores”.

Resenhas Críticas

Seção destinada a receber resenhas de trabalhos relacionados às temáticas que constituem o foco e escopo da Revista Edutec, publicados até três anos antes da data de submissão. As normas de submissão devem ser conferidas em “Diretrizes para Autores”.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.