A ABORDAGEM PIKLER-LÓCZY NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DISPOSITIVO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA
- Autonomia; Desenvolvimento infantil; Primeira infância, Emmi Pikler
Resumo
A primeira infância é uma das fases mais importantes no desenvolvimento de uma criança e deve ser acompanhada por profissionais qualificados que deem espaço para a autonomia infantil, que é fundamental para o processo. O presente artigo tem por objetivo apresentar de que forma a autonomia se dá na educação infantil como processo fundamental para o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscamos as contribuições da Abordagem Pikler na formação de educadores que atuam com crianças pequenas e de que forma a autonomia das crianças contribuem para o seu desenvolvimento. Utilizou-se de estudos no referencial teórico de autores conhecidos da área, por desenvolverem estudos na abordagem Pikler-Lóczy, dentre eles: Soares, (2020), Kálló e Balog (2021) e Falk (2021; 2022). Com base no que foi abordado no artigo, a autonomia tem a sua importância própria dentro da abordagem Pikler, quando combinada com suas outras vertentes, vínculo, movimento e afetividade.