Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma a ludicidade acontece nos anos iniciais do Ensino fundamental e buscar propostas de ensino a serem pensadas para essa faixa etária, pois como é algo natural na educação infantil, fica um questionamento de como podemos trabalhar com o lúdico também nos anos iniciais? Outros questionamentos foram levantados durante a pesquisa, como, quais atividades podemos desenvolver para ter esse momento lúdico com a criança do ensino fundamental, e, como ela pode ajudar na formação e no processo de aprendizagem no ambiente escolar. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e documental sobre o tema proposto com o objetivo de elucidar a questão levantada, utilizando como base teórica autores como: Moyles (2002), Almeida (2003), Kishimoto (2010), Vygotsky (1994) e documentos que garantem o direito a educação significativa para a infância. Como resultado, buscou-se mostrar que através do lúdico como a criança se relaciona com o mundo, sendo um princípio educativo para que ela desenvolva a percepção, a imaginação, a fantasia, e os sentimentos. Conclui-se que, brincar é um direito da criança, que promove a sua socialização e o seu desenvolvimento integral, independentemente do nível de escolaridade da criança.