v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS CADERNOS DE ATIVIDADES DOMICILIARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS

Sandra Novais Sousa
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bio
Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Gênero; Ensino Fundamental; Pandemia; Cadernos de Atividades Domiciliares.

Resumo

O artigo discute sobre como as questões de gênero são abordadas na educação básica e pública. Para isso, o objetivo consistiu em compreender como as questões de gênero foram tratadas nos cadernos de atividades domiciliares da rede municipal de ensino de Campo Grande, MS. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Para ampliar a base teórica sobre o tema, foram consultados livros, artigos e pesquisas acadêmicas que abordam questões de gênero e, em relação à pesquisa documental, foram utilizados como fontes 25 cadernos base de atividades domiciliares, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, sendo, em média, cinco cadernos para cada ano. Os resultados apontaram que as imagens apresentam estereótipos sobre a figura feminina, retratada como uma figura dócil, com roupas que controlam seus corpos, preocupada com a aparência e em profissões subalternas, relacionadas aos cuidados domésticos. Conclui-se que a escola tem um papel fundamental nesta discussão, e por isso se faz necessário repensar estas questões, uma vez que, mesmo indiretamente, o material didático utilizado contribui para a formação de opiniões e valores de crianças e adolescentes.