v. 2 (2023)
Resumos Expandidos

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA

Publicado July 23, 2025
Palavras-chave
  • Inclusão,
  • Educação,
  • Criança,
  • Práticas pedagógicas,
  • Ludicidade

Resumo

O plano de trabalho de iniciação científica é um recorte do projeto de pesquisa “Práticas Educativas e diferenças na educação infantil: a inclusão entre cores, sons e movimentos”. A fim de investigar acerca do problema de pesquisa: Qual a importância da educação lúdica como ferramenta de inclusão na educação infantil? O objetivo da investigação é que através de pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática, fundamentar e valorizar a ludicidade nas práticas educativas e na inclusão de crianças com deficiência na educação infantil, partindo do princípio que ao utilizar a ludicidade como facilitadora do processo de inclusão e de ensino aprendizagem coloca a criança como partícipe central dos processos, reconhecendo como sujeito ativo e de direitos. Consideramos que a ludicidade presente em suas várias manifestações agrega inúmeras possibilidades de inclusão, socialização, aprendizado, ressignificação e descobertas da criança com deficiência em relação com o mundo a sua volta.