v. 3 (2024)
Artigos

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO PRÁTICA DOCENTE NO PIBID DE PEDAGOGIA DA FAED (2022-2024): EXPERIÊNCIAS COM MINI-HISTÓRIAS

Publicado July 22, 2025

Resumo

A documentação pedagógica que será enfatizada neste artigo foi desenvolvida em um trabalho conjunto entre acadêmicos de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), professora supervisora do Pibid e crianças. Todos os materiais de registro utilizados foram coletados na jornada de 18 meses em duas escolas-campo, nos momentos de compartilhamento de nossas vivências aos demais acadêmicos e professores. A documentação pedagógica que será abordada é a mini-história, que vai muito além de um documento, é uma construção poética das vivências, é uma observação das aprendizagens e das crianças, em suas releituras de mundo. As crianças produzem e participam das culturas, além disso, a sua relação com o mundo é caracterizada por seu aspecto único de leitura, dessa forma, quando desenvolvemos as documentações é necessário exercemos a escuta ativa diante dessas relações que são construídas na espontaneidade de suas relações.