v. 3 (2024)
Artigos

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: WEBSITE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL

Publicado July 22, 2025

Resumo

Este trabalho aborda discussões e reflexões a partir de uma pesquisa de mestrado, trazendo a relevância da formação continuada para docentes da educação infantil no Brasil, com foco no desenvolvimento do pensamento histórico-social das crianças. Analisa brevemente os desafios de implementar o ensino de História nesse nível educacional à luz das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da literatura sobre prática pedagógica e formação docente. Discutem-se estratégias que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para aprimorar a formação continuada, propondo um website como recurso para disseminação de conhecimento e oficinas interativas. O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é proposto como uma ferramenta para promover o acesso a um currículo diversificado, que valorize a identidade sociocultural e fomente a criticidade nos docentes. A análise sustenta que o ensino de História, quando alinhado com a formação contínua crítica e reflexiva, contribui para o desenvolvimento integral e inclusivo das crianças.