Vol. 2 (2023)
Resumos Expandidos

FORMAÇÃO DE DOCENTE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: “SISTEMA LOCOMOTOR”, PARA DISCENTE COMO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA-TEA EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR

Publicado July 23, 2025

Resumen

A formação docente é de suma importância, uma vez que tratando-se de educação, podemos encontrar em vários ambientes sendo escolar, hospitalar, domiciliar entres outros. Como proposta de formação de docente, a utilização da gamificação ao atendimento educacional hospitalar, diante o Ministério da Educação e do Desporto, em 1994, através da publicação da Política Nacional de Educação Especial, tendo como base os avanços das tecnologias, têm buscado inovar e fortalecer a relação existente entre a educação, tecnologia e saúde. Sendo assim, o objetivo de pesquisa traz como foco o atendimento educacional hospitalar, criar atividades lúdicas gamificadas utilizando ferramentas tecnológicas para auxiliar durante o processo de ensino e aprendizagem do discente de forma lúdica e divertida. Esse estudo é apresentado o protótipo inicial, de uma ferramenta educacional, com o tema da disciplina de Ciências, do ensino fundamental referente ao sistema locomotor, baseado nos protótipos, busca auxiliar os docentes durante a formação, proporcionando, um atendimento de forma humanizada e inclusiva no atendimento educacional hospitalar/domiciliar e ou no ambiente escolar, estimulando os docentes produzir jogos após uma formação de gamificação.