RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA/FAED-UFMS
Resumen
O objetivo deste relato de experiência é descrever o início das vivências como residentes no Programa Residência Pedagógica-RP da Faculdade de Educação da UFMS. Pretende-se também contribuir por meio dos pontos observados e da contextualização, os processos no ambiente escolar pela perspectiva dos residentes uma vez que estes, experienciam o cotidiano de rotina na escola e em sala de aula, para que, assim, sirvam de embasamento no percurso de estudos complementares às práticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A elaboração deste relato permitiu reexaminar os percursos da formação pedagógica e a consequente à reflexão diante do ensinar. Metodologicamente, relatamos o caminho percorrido no RP nas atividades escolares em texto curto, conciso e atualizado. Como conclusão, cabe destacar que nesse processo de elaboração, reflexões e críticas foram construídas e reconstruídas, e, claro, agregaram conhecimento à prática de futuras pedagogas.