O USO DA IMAGEM DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A EDUCAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
- Uso de Imagem,
- Criança e adolescente,
- Legislação Brasileira,
- Formação Docente,
- Prática Pedagógica
Resumo
A globalização trouxe junto grandes mudanças nos sistemas comunicacionais acelerando a velocidade da informação com uso de imagens de crianças e adolescentes. Através de pesquisa bibliográfica e leituras de textos da plataforma Capes o objetivo foi mostrar que todos os profissionais que atuam com
crianças e adolescentes precisam de conhecimento das legislações vigentes para observar o que é melhor para os interesses infanto-juvenis e nesse sentido proteger a integridade dessas pessoas em desenvolvimento e jamais desrespeitar sua dignidade humana, sendo que em possíveis conflitos serão observados como prioridade o que é de maior relevância na proteção da criança e adolescente. O presente trabalho procura analisar as orientações da legislação brasileira sobre o uso da imagem de crianças e adolescentes e suas implicações para a formação de professores e a prática pedagógica, já que esta também lida com imagens e precisa observar o uso de acordo com a lei.