v. 2 (2023)
Resumos Expandidos

AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O TRABALHO EDUCATIVO

Publicado July 23, 2025
Palavras-chave
  • : Pedagogia Histórico-Crítica,
  • Escola,
  • Trabalho educativo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o trabalho educativo no âmbito escolar. A temática é de grande relevância para o campo educacional uma vez que é uma teoria pedagógica que se coloca em defesa da escola e da sua função vital de garantir a transmissão e assimilação dos conhecimentos mais elevados. Além disso, a Pedagogia Histórico-Crítica se posiciona a favor dos interesses da classe trabalhadora, contra qualquer tipo de alienação que favoreça a manutenção da sociedade capitalista. Para o desenvolvimento desse estudo utilizamos como fundamentação
teórica autores que se fundamentam na Pedagogia Histórico-Crítica, entre eles: Duarte (2014), Orso (2023) e Saviani (2019). A partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica entende-se por trabalho educativo a atividade mediadora no interior da prática social, e que para atuar de forma mais consistente é necessário conhecer a estrutura da sociedade, que se define pelo domínio do sistema capitalista. Sendo assim, um trabalho educativo fundamentado em uma concepção crítica da educação coloca a sua prática favor da classe trabalhadora e não o inverso.