- Educação Inclusiva,
- Formação Docente,
- AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a respeito da formação de professores sob o viés da perspectiva da Educação Inclusiva, compreendendo os motivos que levam o docente a manter-se atualizado, buscando verificar de que forma a academia pode e deve ajudar e influenciar a carreira dos futuros professores. O texto resulta de um levantamento bibliográfico-documental, que tem como aportes trabalhos de Perrenoud (2002), Mantoan (2006), Alves (2003), entre outros. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas em projetos de extensão e aperfeiçoamento realizados pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 2019 e 2022. O material estudado, faz parte de um Projeto Nacional coordenado pela Diretoria de Políticas da Educação Especial do Ministérios da Educação em articulação com as Instituições Públicas de Ensino Superior e Secretarias Municipais de Educação, no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores para Educação Especial. Como resultados do estudo, viu-se a importância da formação continuada para professores da rede pública de ensino, uma vez que eles puderam contemplar novos programas, práticas, visões e ações de ensino, a fim de alcançar seu principal objetivo que é a aprendizagem dos alunos, seja ele em ensino remoto ou presencial.