v. 2 (2023)
Resumos Expandidos

OS REFLEXOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Publicado July 23, 2025
Palavras-chave
  • Alfabetização e letramento,
  • Aulas remotas,
  • Impacto

Resumo

Esse trabalho discorre sobre o impacto da Pandemia do Covid-19 no que se refere às aulas remotas, principalmente de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas de Maracaju-Ms. Foram aplicados questionários a quatro professoras de escolas públicas e escolas privadas do município de Maracaju-MS, com o intuito de compreender sobre quais os efeitos que as aulas remotas provocaram para a Educação, sobretudo no ensino aprendizagem da alfabetização e letramento. Nessa pesquisa foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, pois permite certa agilidade na investigação de
seus objetos de pesquisa. Realizou-se uma análise dos dados obtidos. Os resultados detectaram que o período pandêmico trouxe graves implicações para a Educação, especialmente para a leitura e a escrita, uma vez que se considera a base do período escolar, tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas.
Além do efeito negativo sobre o processo de leitura e escrita, foram constatadas alterações graves de comportamento e psicológicas: crianças ansiosas e com pânico de tudo, a incerteza sobre a segurança sanitária do momento que paira sobre elas, e não compreendem mais a rotina e horários das atividades escolares, além dos professores extremamente esgotados emocionalmente e fisicamente. São diversos esses efeitos das aulas remotas, haja vista que as crianças de classe social inferior e de renda básica tiveram impactos maiores sobre as crianças de classe social um pouco mais favorecida. No entanto, percebeu-se que o apoio da família é extremamente relevante, não só nesse momento, mas sempre, o trinômio família/estudante/escola é essencial para uma vida escolar de sucesso.