v. 4 (2025)
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EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESIGUALDADES ESTRUTURAIS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE UNIVERSIDADES ESTADUAIS NO BRASIL (2013–2023)

Publicado August 13, 2025
Palavras-chave
  • Pós-graduação,
  • Universidades Estaduais,
  • Políticas Educacionais,
  • Políticas Afirmativas,
  • Subfinanciamento

Resumo

Este artigo realiza uma revisão sistemática da produção acadêmica sobre universidades estaduais brasileiras no período de 2013 a 2023, com base em quatorze (14) produções acadêmicas selecionadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação. Busca-se compreender como as desigualdades estruturais atravessam a constituição, o funcionamento e as políticas das instituições estaduais de educação superior. Emergem-se três grandes eixos de contradições a partir da análise das produções: (i) o subfinanciamento crônico e as limitações à autonomia universitária; (ii) a construção de políticas de inclusão e permanência em contextos de precarização institucional; e (iii) a invisibilidade dos trabalhadores técnico-administrativos nos debates sobre democratização universitária. Evidencia-se que, embora as produções se estruturem por objetos e metodologias diversas, alinham-se na crítica as formas pelas quais o projeto de universidade pública vem sendo tensionado pelas determinações do Estado e pelas exigências do capital. Ao valorizar as contribuições desses trabalhos, este artigo propõe uma agenda de pesquisa comprometida com a leitura crítica da totalidade social e com a defesa da universidade pública como espaço de produção de conhecimento, formação humana e resistência.