v. 4 (2025)
Artigos

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTES E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA PROFISSÃO DOCENTE: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Publicado August 13, 2025
Palavras-chave
  • Formação de professores,
  • Educação em arte,
  • Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Resumo: Esta pesquisa, do tipo estado da questão, investigou a contribuição da formação inicial para a construção de sentido na profissão docente, com enfoque no campo das Artes Visuais, a partir do referencial da Pedagogia Histórico-Crítica. Ao executar levantamento bibliográfico na base Oasisbr, foram selecionadas produções que articulam formação docente e construção de sentido profissional. Os resultados indicam que, embora ainda pouco explorado, o tema revela a centralidade desse processo na constituição do ser professor e a urgência de uma formação crítica, que se oponha às abordagens pragmáticas. Conclui-se que a construção de sentido na docência exige a compreensão das condições materiais e sociais que atravessam a formação e o exercício profissional.