v. 5 n. 2 (2026)
Relatos de Experiência

O TAPEMBOL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NA LITERATURA

Raul Ferrera Sotero
UFMS
Gabriel Jaymes Ferreira
UFMS
Helder Filho Ortega
UFMS
Philipe Rocha de Camargo
UFMS

Publicado 17/09/26

Palavras-chave

  • Tapembol,
  • Formação inicial de professores,
  • Desenvolvimento profissional docente,
  • Educação Física,
  • Relato de experiência

Resumo

O Tapembol é uma modalidade esportiva brasileira com potencial pedagógico para a Educação Física Escolar por favorecer a inclusão e o desenvolvimento motor, cognitivo e social. Este estudo objetiva relatar uma experiência de ensino com acadêmicos de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), analisando suas contribuições para a formação inicial docente. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, fundamentado em revisão narrativa da literatura. A vivência ampliou o repertório metodológico dos licenciandos e evidenciou o potencial do Tapembol na formação profissional.

Referências

  1. COSTA, A. V.; DIAS, M. F. S.; BARBOSA, S. S. Tapembol nas aulas de Educação Física: de brincadeira a esporte não convencional. Research, Society and Development, v. 12, n. 6, 2023.
  2. TIBÚRCIO, V. J.; BERNARDES, C. R. O Tapembol como prática pedagógica inovadora da Educação Física Escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 2017.
  3. Percepção de acadêmicos de Educação Física sobre o Tapembol e seus aspectos históricos. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2024.